Após a análise de vários temas, optamos pelo tema acima, frente a sua atualidade e relevância para a ciência geográfica, sobretudo em nossa região, com clima semi-árido e tendo como vegetação predominante a caatinga, a qual sofre constantes agressões.
Assim como ocorre com a vegetação típica de outras regiões do Brasil, no Nordeste, a caatinga também sofre as consequências da ação humana aliada à causa natural (escassez de chuvas), o que torna ainda mais grave o problema da desertificação no Semi-Árido e, por conseguinte, o desequilíbrio do ecossistema.
Há áreas desta região onde o desmatamento provocou a erradicação da vegetação nativa de tal maneira, que tais áreas encontram-se em uma condição de degradação tão avançada, tornando-se irreversível, adquirindo condição semelhante a pequenos desertos implantados nesta porção do território brasileiro.
Diante do exposto, trabalharemos com os alunos, abordando o tema de forma contextualizada, buscando promover a sensibilização da turma, para que, no seu cotidiano, possam difundir e promover medidas que visem a redução do desmatamento, o uso racional deste ecossistema, e consequentemente a sua preservação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário